7 de novembro de 2011

Inovação baseada na SUSTENTABILIDADE

Uma empresa regida pelos preceitos da sustentabilidade tem por meta agir de forma a minimizar os impactos gerados através de suas atividades.

A visão de que a inovação é um dos elementos fundamentais para propiciar o crescimento e aumentar a competitividade entre empresas é unanime entre executivos de grandes organizações. Da mesma forma, o termo ‘sustentabilidade’ e seus princípios estão cada vez mais difundidos e uma das principais razões deste fator é a crescente preocupação com a escassez de recursos naturais devido à exploração irracional do meio ambiente. 

Entretanto, o conceito por trás deste termo é muito mais  complexo do o que é do conhecimento de grande parte das empresas. Sustentabilidade está diretamente ligada ao equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e social e a proteção ao meio ambiente.

A empresa regida por estes preceitos – ou seja, socialmente, ecologicamente e economicamente responsável – tem por meta agir de forma a minimizar os impactos gerados através de suas atividades. As ações devem abranger também o entorno da organização através da criação de políticas de conservação do ecossistema, tratamento de efluentes e resíduos em geral e geração de emprego e renda paras as famílias das comunidades circunvizinhas. 

De uma forma simples, o grande desafio dos executivos é maximizar o retorno financeiro sem causar (ou reduzindo) o impacto ao meio ambiente e propiciando um impacto social benéfico à sociedade. As empresas devem inovar a maneira como desenvolvem seus produtos e serviços, ou seja, conciliar os preceitos da sustentabilidade a uma nova maneira de capturar valor proveniente de suas ações através da transformação da cadeia produtiva da empresa sem causar impacto negativo na natureza e trazendo algum benefício social.

Exemplos de Sucesso

Em 1995, a Toyota desafiou tendências e conceitos ao introduzir no mercado o Prius, um carro híbrido que emite 89% menos carbono que um carro tradicional. O Prius virou sucesso mundial atingindo vendas superiores a três milhões de carros.

A Nike desenvolveu o  programa “Nike Re-Use a Shoe” que recolhe tênis usado e os transforma em quadras esportivas, calçados e pistas de atletismo em bairros carentes, tirando crianças e adolescentes das ruas e reduzindo o lixo produzido pelos tênis velhos.

No Brasil, algumas empresas como a Natura, com a linha Ekos, além de utilizar matérias-primas extraídas da biodiversidade brasileira também promove o desenvolvimento das comunidades fornecedoras e possui um dos programas mais eficientes de redução de carbono no país. 

Apesar de existir no Brasil, a maioria das inovações que tem o compromisso com a sustentabilidade ainda está engatinhando. Entretanto, com o aumento da consciência do consumidor sobre o tema, a criação do Índice de Sustentabilidade Empresarial (iniciativa conjunta da Bolsa de Valores de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Ethos e Ministério do Meio Ambiente) e os recentes marcos regulatórios, como por exemplo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Lei Municipal de Logística Reversa em São Paulo (Capital) entre outras, forçaram as empresas a substituírem as práticas de boa vontade isoladas e abordagem marginal para ser item central na estratégia de todas as organizações que queiram competir ou continuar no mercado global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário