18 de novembro de 2011

Área de TI no país pode ter vantagens com o Plano Brasil Maior

Ações do governo são vistas com entusiasmo e cautela pelo setor de tecnologia. Por um lado, é visto como um avanço, por outro, há receio de que as ações mudem até serem aprovadas. 


O Plano Brasil Maior, divulgado pelo governo federal, tem com objetivo incentivar a indústria de tecnologia nacional e preparar o país para um mercado onde produtos e serviços de TI terão cada vez mais destaque. Representantes do setor avaliaram as medidas como boas e, além dos benefícios para a indústria, o plano irá melhorar a situação do setor de modo a impactar diretamente no dia a dia das empresas de TI. 

Alguns prestadores de serviços acreditam que a médio prazo possa haver barateamento de contratos, uma vez que a medida deve ampliar o índice de formalização e colocar concorrentes em pé de igualdade, o que é algo bom, segundo o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação. 

Nos últimos três governos, especialistas têm convencido o poder público de que a TI deve fazer parte da política industrial nacional. Nas últimas eleições, por exemplo, diversas entidades documentaram as demandas do setor, onde as quatro maiores reivindicações foram: desoneração da folha de pagamento (redução da alíquota patronal), formação de mão-de-obra, investimento em infraestrutura de TI e telecom e incentivos à inovação. 

Contudo, há o receio de que as medidas atuem mais fortemente com a representação e licenciamento de sistemas. Tais empresas utilizam pouca mão de obra e, o que seria desoneração, pode se tornar aumento de custos, por isso é preciso negociar e aparar tais arestas do plano. 

As medidas terão maior impacto no setor de serviços de TI, avaliam os representantes e empresários do setor. Em médio prazo, a redução de custos deve significar preços mais em conta para os clientes finais e empresas usuárias de serviços de TI. Quando isso acontecer, CIOs deverão saber negociar para tirar benefício dessa provável ‘redução de custo’.

A indústria de equipamentos ainda estuda as medidas e setores como o de ‘start ups’ e outros que compõem a TI nacional serão beneficiados de forma indireta com o fortalecimento do mercado e expansão do consumo e da cultura de TI, por um longo prazo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário