28 de outubro de 2011

Governança de TI

Governança de TI, ou ‘Gestão da Gestão’, auxilia os CIO's a identificar direcionamentos equivocados que podem levar a empresa ao fracasso em um curto espaço de tempo.

Esta é uma questão frequentemente levantada pelos CIOs devido a diversidade de ferramentas e conceitos existentes no mercado que geram dúvidas e definições incorretas sobre o tema. Um dos equívocos mais cometidos é definir a Governança de TI (GTI) como um painel de indicadores ou como um processo de gestão de portfólio dos projetos estratégicos. 

Porém, a premissa mais importante da GTI é o alinhamento entre as diretrizes, os objetivos estratégicos da organização e as ações de TI. Um boa definição é considerar GTI como um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar melhores decisões e, consequentemente, alinhar a TI aos negócios da empresa. 

Esta definição esclarece a importância da GTI em organizações que almejam atender a crescente demanda por aumento da qualidade de produtos e processos, a alta competitividade do mercado globalizado e a busca por menores custos e maiores lucros. Outra significação que se encaixa perfeitamente é a que considera a GTI como a ‘Gestão da Gestão’, auxiliando o CIO a avaliar direcionamentos equivocados que podem levar a empresa ao fracasso em um curto espaço de tempo.

A implementação efetiva da GTI só é possível com o desenvolvimento de um framework (modelo) organizacional específico. Para tanto, devem ser utilizadas em conjunto as melhores práticas existentes, como o BSC, PMBok, CobiT, ITIL, CMMI e ISO 17.799, de onde serão extraídos os pontos que atinjam os objetivos do programa de Governança. Além disso, é preciso levar em conta os aspectos culturais e estruturais da empresa, devido à mudança dos paradigmas existentes. 

O grande desafio da Governança de TI é o de transformar processos em ‘engrenagens’ que funcionem de forma sincronizada a ponto de demonstrar que a TI não é apenas uma área de suporte ao negócio e sim, parte fundamental da estratégia das organizações.

CIO: Chief Information Officer é o título do cargo dado ao responsável pela Tecnologia da Informação de uma empresa.

Fonte: Blog do CMMI 



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