21 de outubro de 2011

As qualidades de um bom líder

Valorizar o potencial dos integrantes da equipe e trabalhar em seu desenvolvimento é essencial para o bom rendimento das atividades.

Extrair bons resultados de uma equipe e fazê-la chegar coletivamente ao objetivo desejado requer habilidades indispensáveis. Por isso, a percepção do ambiente, do grupo e uma comunicação eficiente são requisitos essenciais na conduta de um bom gestor. A boa comunicação começa no saber escutar. Ouvir pessoas repercute na capacidade de gerar confiança e vínculo no processo de interação. No entanto, a boa comunicação só é possível quando o líder conquista a confiança e admiração de seus colaboradores e, como resultado disso, a facilidade em influenciar pessoas, no bom sentido da palavra. 

A afeição é fundamental ao desenvolvimento da boa relação entre a equipe e, na liderança, tal conceito se expressa pelo respeito, consideração e interesse no bem estar do outro, tal como defendido pelo autor do livro ‘O Monge e o Executivo’, James Hunter. De acordo com ele, a afeição está baseada em oito comportamentos: paciência, gentileza, humildade, respeito, altruísmo, perdão, honestidade e compromisso. O líder que desenvolver a capacidade de agir desta forma obterá o sucesso, diz Hunter, e lembra ainda que a maneira como se trata uma pessoa é mais importante que os sentimentos que se tem por ela.  

Além disso, outras características primordiais de um bom líder são: capacidade de foco no resultado, competitividade e assertividade, evidencia o presidente da Associação Brasileira de Coaching, Villela da Matta. Para ele, há quatro tipos distintos de líderes: estrategistas, visionários, comandantes e executores e, apesar das diferenças entre cada tipo, o mais importante é motivar sempre, pois isso faz com que o liderado tenha prazer em executar a tarefa, certo de que o líder servirá a sua equipe naquilo que ela precisa para se aperfeiçoar. 

Ampliar competências e liderar com êxito é perceber quais as lacunas técnicas e comportamentais da equipe, serví-los de treinamentos, feedbacks e demais informações para que se desenvolvam sempre e atendam às expectativas da organização de forma satisfatória a ambos os lados. 

Fonte: HSM

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