1 de julho de 2011

QUALIDADE DE SOFTWARE - Uma Visão Geral



O desenvolvimento de projetos de software é uma tarefa árdua que pode gerar prejuízos drásticos em um curto espaço de tempo, caso não seja bem executada. Uma das soluções adotadas por empresas de tecnologia é a criação de uma ‘área de qualidade’ composta por Teste e PPQA (Process and Product Quality Assurance). Esta área avalia a qualidade e, por isso, é uma das mais críticas quanto à análise do sistema e os erros encontrados na aplicação. No geral, os profissionais que atuam nela são considerados exigentes demais, por terem como responsabilidade apontar os erros do projeto elaborado.

Mesmo as melhores práticas de desenvolvimento de código fonte, metodologia de controle de processos entre outras tantas opções, não garantem que tudo irá ocorrer conforme o planejado. Durante as etapas em que os membros da equipe de qualidade são envolvidos, é extremamente importante que todos conheçam as regras de negócios do projeto e a solução que está sendo elaborada para que seja possível verificar se a mesma é condizente com a realidade do cliente. Desta forma, a integração da área de Testes, que avalia especificamente o produto gerado, e do PPQA, voltado ao acompanhamento dos quesitos que envolvem os processos, faz-se essencial para que a ‘área de qualidade’ obtenha êxito no acompanhamento e forneça resultados satisfatórios.

Para facilitar o entendimento da diferença de atuação entre estas duas áreas, usamos como exemplo uma simples receita culinária, onde os ingredientes devem ser misturados de acordo com um modo de preparo pré-estabelecido. Dentro deste contexto, vejamos o que cada uma das áreas irá conferir:

PPQA
1. Todos os ingredientes foram inclusos?
2. Os procedimentos foram seguidos de acordo com o indicado?
3. O tempo de preparo foi condizente com o estipulado?

Testes
1. O resultado possui o sabor sugerido pela receita?
2. O preparo foi realizado com os utensílios indicados?
3. O aspecto final proposto final foi obtido?

De maneira geral, o PPQA avalia se o processo está sendo seguido corretamente e a área de Testes analisa se todos os requisitos foram atendidos, de modo que o produto final atenda as solicitações e expectativas do cliente. As duas áreas trabalham conjuntamente e são extremamente importantes para que a estrutura do projeto seja mantida ‘dentro dos trilhos’. Se todas as etapas forem seguidas adequadamente, haverá o maior controle das atividades e, principalmente, mais a qualidade e assertividade no produto oferecido ao mercado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário