12 de julho de 2011

10 dicas sobre LIDERANÇA



Hoje em dia, ‘liderança’ é um tema comumente discutido nas organizações. Certamente o poder de mobilizar pessoas de maneira satisfatória - tanto para o colaborador quanto para a empresa - é um desafio que, se bem executado, poderá trazer resultados fantásticos. Pensando nisso, segue abaixo uma lista com 10 itens que devem ser considerados para tornar o processo de liderança mais eficaz:


1.  Automotivação: para motivar uma equipe, um líder precisa ter a capacidade de motivar a si próprio.


2. Metas e objetivos: devem ser precisos e constantemente informados à equipe. Comunicação frequente é fundamental e deve-se ter a certeza de que todos obtiveram o comum entendimento sobre as metas e objetivos a serem alcançados. 


3. Planejamento: definidos os objetivos, o líder deve elaborar planos para alcançá-los de forma que, em sua fase final, obtenha a participação de todos os envolvidos no processo, aumentando assim o comprometimento e probabilidade de sucesso no projeto.


4. Saber ouvir: ouvir a equipe, entender seu ponto de vista e buscá-los como fonte de soluções para problemas identificados na execução do projeto também aumenta consideravelmente as chances de bons resultados. Ouvir e fornecer feedbacks são habilidades essenciais de um bom líder. 


5. Equipe motivada: conheça sua equipe, saiba o que motiva cada um dos seus integrantes e ofereça-lhes desafios apropriados. Uma equipe motivada favorece resultados melhores. 


6. Desafios são importantes: eles são um dos principais ingredientes da evolução de uma equipe. Proponha obstáculos tangíveis e nunca subestime a capacidade de resolução de seus colaboradores. 


7. Pensamento positivo: este é um comportamento respeitado entre os colaboradores e ajuda na motivação e entusiasmo da equipe. 


8. Recompense e encoraje bons resultados: o reconhecimento é uma excelente ferramenta de apoio à motivação e não deve ser realizado apenas de forma financeira. Um elogio ou reconhecimento no momento certo também tem muito valor. 


9. Empatia é essencial: todo líder deve compreender e tentar colocar-se no lugar de seus colaboradores. Desta forma é possível prover insumos para apoio na motivação, liderança, e aprimorar a confiança da equipe. 


10. Assuma a culpa: o líder deve assumir a responsabilidade, não só pelos sucessos, mas também pelos fracassos da equipe. Desta forma, além de conquistar a confiança de seus colaboradores será possível identificar o porquê da falha e trabalhar para que não aconteça novamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário