7 de junho de 2011

Gestão por Competências: Alocação ideal é garantia de satisfação no ambiente de trabalho


Um dos grandes problemas do Brasil no século 21 é algo que grande parte dos brasileiros nunca imaginou: falta de mão de obra qualificada. Uma prova deste cenário foi o Jornal Folha de São Paulo publicar, no dia 06/04/2011, que este fato assombra 69% das empresas do país. Como conseqüência, as organizações, alem de promoverem capacitações, passaram a explorar as diversas habilidades dos funcionários que fazem parte de seus quadros, ou seja, começaram a buscar talentos que já integravam a estrutura, mas ainda não haviam sido descobertos.

Este conjunto de iniciativas é conhecido no mercado como Gestão por Competências, um programa sistematizado e desenvolvido para definir perfis profissionais, que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio. Através deste programa é possível identificar os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base critérios objetivamente mensuráveis, em uma gestão pautada em três pilares conceituais básicos, o CHA (Conhecimento, Habilidades Técnicas e Atitudes).

Para que as corporações consigam organizar tais iniciativas de forma justa, tornou-se imprescindível contar com softwares que viabilizem,monitorem e controlem todo o processo de gestão de performance e desenvolvimento. É necessário também que o sistema permita diversas formas de avaliações ou pesquisas de desempenho, mapeando os colaboradores para receberem direcionamento e, assim, evoluírem com planos de desenvolvimento coletivo-individuais, com capacitações direcionadas e o fortalecimento de suas competências, administrando seu pessoal de maneira correta e eficiente.

Por isso, a Gestão por Competências é um conceito essencial a qualquer empresa que almeje crescimento, ascensão e, principalmente, pessoas satisfeitas com seus ambientes de trabalho produzindo com qualidade e agilidade.
(Fonte: Folha de São Paulo)

Vídeos Explicativos

Abaixo temos 4 vídeos de uma palestra em Moçambique sobre Gestão por Competências.



Nenhum comentário:

Postar um comentário