18 de julho de 2011

A importância do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


A evolução mercadológica das últimas décadas tem proporcionado situações em que, cada vez mais, empresas buscam definir objetivos e estratégias para alcançar os resultados esperados. Desta forma, faz-se necessário o desenvolvimento de um planejamento estratégico que envolva uma análise do passado e presente da organização, para que, com base nos sucessos e insucessos obtidos, seja possível traçar metas e objetivos possíveis de serem alcançados. 

De forma prática, o planejamento estratégico traz à empresa uma prospecção de futuro para que as oportunidades sejam aproveitadas de maneira simultânea às mudanças que ocorrem no mercado. Muito mais que uma projeção de ações no calendário, o planejamento estratégico vem da necessidade de analisar os negócios e orquestrar ações para o fortalecimento e crescimento da organização. 

Um conjunto de ações bem definido, bem elaborado e compartilhado com toda a organização, fortalece o posicionamento da empresa no mercado além de permitir melhorias efetivas. Estas ações irão nortear o ponto de vista administrativo, desenvolvendo atividades que levarão a organização ao cumprimento de suas metas e objetivos, com auxílio de ferramentas determinadas no processo de planejamento estratégico.

As principais fases do Planejamento Estratégico são:

Avaliação Estratégica: análise do ambiente interno (forças e fraquezas da empresa) e do ambiente externo (oportunidades e ameaças do mercado).

Definição das Prioridades: identificação e definição dos principais focos de necessidades e objetivos empresa, visando potencializar forças e minimizar ou eliminar fraquezas.

Programação das Ações: definir quem vai fazer, o que será feito, como será feito, quando será feito e quanto custará para ser realizado. 

Monitoramento: acompanhar todas as etapas para garantir que seguirão o planejamento previsto e atingir o sucesso almejado.

Com estas ações mínimas realizadas anualmente, a empresa terá condições e ferramentas suficientes para progredir durante o ano e contornar imprevistos que venham a surgir, considerando que terá realizado uma análise das possibilidades e oportunidades com antecedência. Desta forma, conseguirá prever custos, delegar tarefas, otimizar tempo e potencializar resultados. Basta apenas ter foco, objetividade e dedicação.



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