25 de julho de 2011

Inteligência de Mercado – Uma Visão de FUTURO

Uma das principais funcionalidades que a internet trouxe aos seus usuários foi o acesso a uma quantidade de dados nunca antes pensada. No entanto, o desafio encontrado por muitos empresários não consiste no acúmulo de dados, mas sim, na dificuldade de convertê-los em informações relevantes que poderão servir como base para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial à altura do mercado. Afinal, qual o propósito de se reter uma infinidade de dados se não puderem ser convertidos em informação estratégica?

Utilizar dos avanços tecnológicos pode impactar diretamente no sucesso das estratégias adotadas, evitando assim que a empresa fique vulnerável à concorrência. É justamente neste contexto que é abordada a questão de converter dados simples em informações estratégicas. Deste modo, a inteligência de mercado traça um panorama preciso e detalhado dos clientes, com o poder de analisar minuciosamente múltiplos canais ligados à estrutura da empresa, fornecendo elementos valiosos para compor uma estratégia adequada a cada um deles. 

A partir desta visão, a Neoway criou o SIM (Sistema de Inteligência de Mercado), que auxilia empresas a ampliar a percepção do seu negócio, evidenciando os relacionamentos entre as diferentes entidades compõem o mercado (clientes, concorrentes e fornecedores). Com essa análise mais precisa, torna-se possível gerar informações que auxiliam de forma eficaz a tomada de decisões e nas operações de negócios. O SIM permite que vendedores, gerentes e diretores visualizem periodicamente informações atualizadas sobre o seu mercado em atuação, evidenciando novas oportunidades de negócios e aumentando o sucesso das operações comerciais. 

Com o Sistema de Inteligência de Mercado, toda transação que envolve relacionamentos interempresariais (B2B) ou entre produtos adquiridos por cada cliente (B2C), são captadas e armazenadas de forma coerente para que seja possível direcionar as decisões tomadas pela diretoria da organização. Desta forma, pode-se ter acesso às informações condizentes às exigências atuais do mercado, tendo como foco o marketing por segmento que busca atingir as afinidades existentes em um grupo de consumidores. 

Aos poucos, analistas da área comercial notam que a comunicação baseada nas experiências individuais dos clientes é a ferramenta ideal para que se obtenha uma margem ainda maior de retorno sobre o investimento, reduzindo assim o desperdício em campanhas generalizadas. Com a Inteligência de Mercado é possível identificar necessidades e criar um cenário capaz de ampliar a percepção sobre um determinado segmento, analisar o ambiente externo e, consequentemente, identificar oportunidades, evitar ameaças e antecipar-se às novas tendências.

Consulte mais informações sobre esta e outras soluções desenvolvidas pela Neoway: www.neoway.com.br 


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