3 de junho de 2011

Marketing digital no B2B


Existem grandes diferenças no marketing de mídias sociais B2C para o B2B. As empresas são diferentes dos consumidores na hora das compras. A grande diferença entre o Marketing B2B e B2C é que o B2B é movido pelo retorno financeiro e o B2C é movido pela emoção do consumidor, ou seja, o impulso pela compra. Veja o infográfico abaixo.


Em campanhas de marketing digital no mercado B2B, temos que obter informações sobre como funciona o mercado em questão. Oferecer conteúdo técnico de seus produtos e serviços no seu site é obrigatório, pois estas informações trazem mais segurança para uma consulta que precisa de informações mais detalhadas do seu produto.

As estratégias B2C são mais assertivas, pois conhecemos o público-alvo e conversamos diretamente com o Decision Maker. Já em campanhas B2B, quem decide tem uma visão diferente no quesito estratégico, onde cabe ao marketing os critérios na hora de criar campanhas online.

Nas campanhas online para B2B, devemos sempre conhecer o ciclo de venda  da empresa e entender que a campanha muitas vezes vai gerar um cadastro e, a partir deste momento, temos que acompanhar a evolução da venda através de sistemas internos. Esta informação gerada pelo sistema interno é muito importante para se calcular o retorno sobre o investimento que a empresa obteve.

Para demonstrar como ocorre esse processo, abaixo temos um vídeo que apresenta uma animação bastante interessante sobre o assunto, falando como a web vem transformando as relações comerciais entre empresas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário