25 de maio de 2011

A Nova Fronteira na Era Digital






A computação nas nuvens, em inglês chamada de “cloud computing”, é uma tendência na internet do futuro. Acredita-se que daqui algum tempo ninguém mais precisará instalar nenhum software em seu computador para desempenhar qualquer tipo de tarefa, desde edição de imagens e vídeos até a utilização de programas de escritório (Office), pois tudo isso será acessível através da internet.

Empresas como Google, IBM e Microsoft foram as primeiras a iniciar uma grande ofensiva nessa "nuvem de informação" (information cloud), que especialistas consideram uma "nova fronteira da era digital". Aos poucos, essa tecnologia vai deixando de ser utilizada apenas em laboratórios para ingressar nas empresas e, em breve, em computadores domésticos.

Tipologia de Nuvem

Atualmente, a Cloud Computing é dividida em cinco tipos:

IaaS - Infrastructure as a Service: quando se utiliza uma porcentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adéqüe à sua necessidade.
PaaS - Plataform as a Service: utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (p.ex.: Windows Azure).
DaaS - Development as a Service: as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup.
SaaS - Software as a Service: uso de um software em regime de utilização web (p.ex.: Google Docs, Microsoft Sharepoint Online).
CaaS - Communication as a Service: uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante.

Modelo de Implantação da Nuvem

Na hora de implementar a computação na nuvem, dependemos das necessidades das aplicações que serão implementadas. A restrição ou abertura de acesso depende do processo de negócios, do tipo de informação e do nível de visão desejado. Percebemos que certas organizações não desejam que todos os usuários possam acessar e utilizar determinados recursos no seu ambiente de computação em nuvem. Existem 4 divisões da nuvem: Privado, Público, Comunidade e Híbrido.Estas informações estão disponíveis no link  no final do post.

Vantagens da Nuvem

A maior vantagem da computação em nuvem é a possibilidade de utilizar softwares sem que estes estejam instalados no computador.

De uma maneira geral, serviço de plataforma é uma evolução da terceirização na área de TI. A maioria das empresas não tem como atividade principal a gestão de TI, de forma que se mostra coerente à contratação de uma plataforma externa robusta para apoiar processos como gestão empresarial, pagamentos e recebimentos, banco de dados, desenvolvimento de produtos, apoio aos serviços (BI, processamento de dados) e etc. Nesse caso, TI passa a ser efetivamente uma ferramenta de suporte ao negócio, ou seja, o foco do cliente é a informação e não a forma como ela é mantida e processada.

Mesmo para as organizações de TI, há vantagens. “As organizações de TI gastam hoje 80% de seu tempo com a manutenção de sistemas, e não é seu objetivo de negócio manter dados e aplicativos em operação. É dinheiro jogado fora, o que é inaceitável nos dias de hoje”, defende Clifton Ashley, diretor do Google para a América Latina.
(Fonte: HSM Management, Computer World, fabriciorhs.wordpress.com¹)

Nenhum comentário:

Postar um comentário