18 de agosto de 2011

O CMMI e sua implementação na Neoway


Qualidade de software é a totalidade das características (funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade) de um produto que lhe confere a capacidade de satisfazer às necessidades explícitas e implícitas do cliente. 

O CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo de referência que provê orientações para o desenvolvimento de processos de softwares e consiste na melhoria das práticas que envolvem a execução de atividades, desde o desenvolvimento até a manutenção do produto, atingindo assim todo o ciclo de vida de um projeto. 

O modelo do CMMI foi criado para ajudar e orientar as empresas na busca pela melhoria de seus processos. Com escala de níveis de maturidade, fornece às organizações um caminho comprovado para melhoria.  Os níveis de maturidade correspondem à capacidade da empresa em realizar processos grandes e complexos. Eles são qualificados da seguinte forma:

- Nível 1 - Inicial: a empresa possui processos ad hoc e caóticos. Neste ponto ela ainda não possui nenhuma das áreas de processo implementadas;
- Nível 2 - Gerenciado: a empresa possui processos gerenciados e caracterizados por projetos, mas muitas vezes ainda trabalha de forma reativa;
- Nível 3 - Definido: a empresa possui processos definidos e caracterizados para a organização. Normalmente a empresa trabalha de forma ativa;
- Nível 4 - Gerenciado Quantitativamente: a empresa mede e controla os seus processos;
- Nível 5 - Em Otimização: a empresa tem o foco em descobrir a causa de seus problemas e melhorar continuamente os seus processos.

A qualificação CMMI certifica a maturidade de unidades organizacionais específicas de uma empresa, o que significa que ela implementa todas as áreas de processo do respectivo nível. Além disso, a adoção do modelo e análise formal por um avaliador certificado pela CEI (Certified Lead Appraiser) fornece uma nota que permite a comparação entre empresas, portanto, ter a certificação CMMI passou a ser um referencial mundial na escolha do fornecedor. 

Para entendermos e acompanharmos a implantação e avaliação do CMMI na Neoway, Mariana Medeiros de Paula, nossa Gerente de Qualidade, responde algumas questões: 

Qual a importância e os benefícios do CMMI para a Neoway?

O CMMI tem por objetivo trazer para nossa organização um método definido de desenvolvimento de software para que os projetos Neoway sigam um processo gerenciado e o conhecimento de todos fique retido na organização e não no funcionário. Acredito que o maior benefício que o CMMI-DEV trará para a Neoway é o controle dos projetos com relação a prazos (cronograma), custos, recursos (pessoas) e qualidade dos nossos produtos. Hoje possuímos um processo de desenvolvimento de software que mostra aos nossos parceiros e vendedores que somos uma organização preocupada com qualidade e, principalmente, preocupada com o nosso cliente e com o que ele espera do nosso produto. Os projetos gerenciados através de um processo definido geram um nível de documentação exemplar, fazendo com que seja criado histórico de tudo que é desenvolvido na organização e, o mais importante, para que possamos aprender com base na documentação gerada, de maneira a aproveitá-las em futuros projetos e produtos a serem desenvolvidos. 

Qual a maior dificuldade encontrada na implantação do modelo?

Uma das maiores dificuldades encontradas na definição de um processo de desenvolvimento de software é o tempo. Todos os nossos recursos tiveram que parar suas atividades diárias para modelar um processo que se adeque às necessidades reais da Neoway e também, enraizar esta metodologia no dia-a-dia para que ela faça parte da cultura da empresa. Nosso maior desafio no foi retirar a ideia de que um processo é “burocrático”, pois é necessário gerar muita documentação. Porém, hoje todos estão colhendo os benefícios de termos um processo definido que já opera na Versão 1.4, o que mostra que ele está sendo utilizado e, o melhor de tudo, melhorias estão sendo feitas para que cada vez mais ele se adeque à realidade da empresa.

Quando seremos avaliados dentro do modelo?

O CMMI conta com duas etapas de avaliação. Uma é chamada de SCAMPI B, que é uma pré-avaliação (não oficial) de como estamos hoje é o primeiro overview que o avaliador terá de nossa organização. Após o SCAMPI B, o avaliador envia um documento chamado “Redness Review”, que são todos os pontos fracos encontrados na Neoway. Nosso SCAMPI B está programado para acontecer no dia 29 de Agosto de 2011, e terá duração de uma semana. Após termos corrigido todos os pontos fracos encontrados pelo avaliador, será feita a avaliação oficial chamada SCAMPI A, no dia 28 de Novembro de 2011. A equipe que fará parte da avaliação é Jéssica Eichler, Francielly Feijó, Alessandra Zoucas (Incremental Tecnologia), eu, e nosso avaliador Antonio Braga. Para fazer parte da equipe de avaliação é necessário ter feito o Curso Oficial de Introdução ao CMMI que gera um certificado atestando que toda a equipe possui os conhecimentos necessários para fazer parte da avaliação. Este certificado é emitido pela SEI (Software Engineering Institute).

Temos capacidade para qualificação em qual nível?

Hoje estamos aplicando para a certificação Nível 2 (Gerenciado) e nossas expectativas são de obter a Certificação Nível 3 (Definido) no final do ano de 2013. Portanto, no início do mesmo ano estaremos iniciando um intenso trabalho de adequação para o Nível 3, aumentando nossa credibilidade perante os nossos clientes e principalmente, crescendo de forma estruturada.



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