18 de maio de 2011

Como gerenciar um grande volume de dados



Atualmente, os executivos recebem uma enxurrada de dados vindos através de e-mails, relatórios, comunicados, informações oriundas de redes sociais e da internet.  Segundo uma pesquisa encomendada pela Avanade - empresa provedora de serviços de TI - 54% dos executivos afirmam estar sobrecarregados pela quantidade de dados que suas empresas gerenciam.

Ainda, segundo a pesquisa, 46% dos executivos relataram que gastaram tempo com dados irrelevantes em momentos cruciais e informaram ter tomado alguma decisão equivocada devido a dados imprecisos ou desatualizados. A perspectiva para os próximos anos não é diferente. Estima-se que o volume de dados nas empresas deve crescer 650% em cinco anos, adentrando na época dos zettabytes (1 trilhão de gigabytes).

Para algumas empresas, é aconselhável destinar mais atenção no armazenamento de informações relativas ao relacionamento com clientes e vendas. Para o executivo, estes dados são críticos para a tomada de decisões estratégicas. É a partir destes dados que as empresas encontram oportunidades de ampliar a receita e podem encontrar erros de estratégia. Para isso é necessário que a empresa alinhe seus processos, invista em equipamentos e software e tenha profissionais mais ágeis e eficientes na extração de dados.

Algumas dicas para melhorar a administração dos dados:

  • Prepare a empresa para receber os dados. Utilize um software específico para a análise de dados.
  • Estabeleça uma ordem de importância ao fazer o armazenamento de dados. Os profissionais com habilidade de separar o que interessa do que não é tão relevante terão o papel fundamental nessa tarefa.
  • Distribua as informações de forma automática e inteligente.
  • Dados em mãos, chega a hora de aplicá-los em sua empresa. Para isso, integre pessoas, processos e tecnologias. Pense em ter uma equipe ou um representante do time que seja o gestor do conhecimento. Esse profissional será o catalisador para que outros funcionários utilizem mais as informações de diferentes lugares e possa extrair da melhor forma os dados para criar outros projetos, oportunidades de negócios e também auxiliar na tomada de decisões importantes.

Seguindo estas dicas os executivos poderão ter acesso a mais fontes de dados com qualidade fazendo-os com que executem melhor suas tarefas.
(Referências Avanade.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário