20 de abril de 2011

CRM e SIM aliados para impulsionar seu Negócio



O surgimento de novas mídias e diversos canais de distribuição aumenta a necessidade de um tratamento exclusivo para alcançar a excelência no atendimento ao consumidor. Segundo pesquisas feitas pelo SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 65% do faturamento dos negócios de uma empresa vêm de atuais clientes e daqueles que se dizem satisfeitos. Portanto, conhecer os desejos desses consumidores é fundamental, pois está comprovado que mantê-los custa menos do que adquirir novos potenciais. Desta forma, o diferencial no atendimento passa a ser uma etapa do processo de relacionamento com o consumidor, mais difícil de ser implantada e, com certeza, a mais valorizada.

Até bem pouco tempo, a aquisição de novos clientes era um dos principais objetivos das empresas, mas agora, crescer significa ter estratégias eficazes com foco na rentabilidade individual dos clientes e ao longo do tempo fidelização e retenção dos principais consumidores.

O conceito de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com Clientes) é uma das principais estratégias que podem ser utilizadas pelas empresas e departamentos de marketing direto para o incremento nas vendas. Cada vez mais as corporações percebem que os “Programas de Relacionamento”, são responsáveis por captar e transformar os dados dos consumidores em informações, e estas em conhecimento, diferenciando os clientes conforme suas necessidades individuais.

Mas para que este conhecimento seja bem aplicado, também é necessário um sistema de gestão de informações, para que estas “oportunidades” sejam direcionadas aos devidos setores. Pensando nisso, a Neoway resolveu apresentar o case de um de seus clientes: SIM Construção Civil – a fim de ilustrar a eficiência do Sistema de Inteligência de Mercado nos resultados da Portobello.

A Portobello é uma das empresas mais renomadas do setor cerâmico do país, e construiu junto com a Neoway o seu sistema de inteligência de mercado. Por possuir atuação nacional, era necessário ampliar sua percepção de mercado, e direcionar as oportunidades de vendas para suas filiais e vendedores, tornando-as compatíveis com o crescimento da empresa.

Como resultado, as informações de venda passaram a ser integradas com as oportunidades de negócio, possibilitando uma melhoria na qualidade da gestão, do diagnóstico da equipe, e principalmente na eficiência das operações de venda. Houve um aumento na carteira de oportunidades da Portobello em mais de 50%, pois sua força de vendas passou a trabalhar com uma “mira a laser”, substituindo as abordagens empíricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário