4 de outubro de 2011

Por que investir em infraestrutura de TI?

Agregar novas tecnologias e avaliar se a infraestrutura da empresa está de acordo com as necessidades de produção são assuntos que devem estar na pauta da organização, discutidos entre administração, gestão de TI e colaboradores. 


O investimento em infraestrutura e o papel da tecnologia da informação são vitais para as empresas que buscam o melhor desempenho de suas atividades. Aumento da produtividade, otimização de processos e redução de custos operacionais são alguns resultados mensuráveis e responsáveis pelo sucesso dos negócios. 

As ferramentas e tecnologias utilizadas para reunir e compartilhar dados estratégicos estão viabilizando cada vez mais a rápida expansão das transações comerciais. Mas, sempre há dúvidas sobre qual investimento priorizar: telefonia, internet, upgrade nos servidores, melhores roteadores, computadores, switches etc. 

No entanto, o que diferencia uma organização eficiente de uma não eficiente neste contexto, é a forma como é conduzida a gestão da infraestrutura de todo um conjunto. Cabe ao diretor de TI saber criar valor a partir da integração dessas tecnologias e fazer com que o investimento represente o aumento de produtividade desejado, evitando assim que a percepção sobre os recursos aplicados não tenham sido compensados. 

O que algumas empresas esquecem de que é, antes de tudo, deve-se aproveitar e valorizar as instalações existentes. Como ponto de partida, é preciso levar em consideração alguns passos importantes: 

1. Manter o inventário do ambiente de TI sempre atualizado;

2. Investir na atualização dos equipamentos com as ultimas versões de softwares disponibilizadas pelos fabricantes;

3. Identificar vulnerabilidades que possam afetar o desempenho do negócio, tomando as decisões corretivas e preventivas para evitar problemas futuros;

4. Investir em suporte técnico capaz de mapear, atualizar e identificar vulnerabilidades, reportando-as à empresa com precisão necessária. 

A boa gestão da infraestrutura de TI maximiza os investimentos e potencializa os ganhos de produtividade. Além disso, garantir um ambiente mapeado e sob controle pode oferecer ao gestor da área todos os dados necessários para defender um novo investimento, uma vez que a falta de recursos pode acarretar em um custo de produtividade muito maior do que o valor a investir.

Fonte: HSM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário