4 de maio de 2011

O que é Governança Corporativa?



Cada vez mais presente na pauta das empresas, sejam elas médias ou grandes, a Governança Corporativa abrange uma diversidade de assuntos que vão além da gestão diária dos negócios. Por definição, o termo se refere ao conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regem a maneira como uma empresa é administrada.

Devido a esta complexidade, a governança corporativa incorpora inclusive questões relacionadas à gestão de riscos e a obediência, ou seja, à garantia de que haja a união dos processos de uma empresa a normas e procedimentos, sejam eles internos ou externos.

Muitas empresas estão sujeitas a alguma forma mais intensa de regulação. Como exemplos, temos companhias de telecomunicações, instituições financeiras e produtoras ou distribuidoras de energia.  Empresas com ações no mercado têm demandas adicionais de regulamentações a serem seguidas.

A prática mostra que controles efetivos ajudam a prevenir perdas, reduzir os riscos e também colaborar com a redução de esforços operacionais desnecessários.  Tudo isso se traduz em economia de recursos financeiros, além de sinalizar mais segurança para o mercado e também para seus negócios, ou seja, sustentabilidade.



Desta forma, é fundamental para uma empresa que visa atingir essa sustentabilidade a adoção de ferramentas que apóiem a implantação de práticas de GRC (governança, riscos e compliance), normalmente pelas áreas de auditoria, gestão de riscos, controles internos.  No momento da implantação destas práticas, ferramentas deste tipo direcionam os esforços, pois são eficazes, eficientes e impõem a utilização de uma metodologia.

Com isto, a energia gasta na identificação de processos chaves, controles, evidências de testes de controle, entre outros, é armazenada de forma sistêmica e acessível, podendo ser reutilizada sempre que necessário ou planejado. Assim sendo, mesmo no caso de contratempos como mudanças de equipe, de processos ou de gestores, o conhecimento já estará adquirido e os controles, implantados. Ferramentas desta natureza têm valor significativo para que levem Governança Corporativa a sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário