30 de maio de 2011

Baixo risco é principal atrativo de investir no Brasil


 

O fundo brasileiro Orbe Investimentos buscou atrair investidores americanos em uma conferência em Nova York, onde se destacou que um dos maiores atrativos do Brasil é a ausência de riscos existentes em outros países emergentes.

Dedicado ao investimento em títulos a longo prazo, o Orbe Investimentos reuniu em Nova York vários diretores de empresas brasileiras na conferência "Oportunidades de Investimento no Brasil", entre eles o executivo-chefe da Luz Engenharia Financeira, Edivar Vilela de Queiroz Filho, e o executivo-chefe do Banco Indusval & Partners, Luiz Masagão Ribeiro.

Nesta conferencia foi explicado que este é um bom momento para encontrar empresas no Brasil que podem gerar grandes lucros com baixo risco, ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos ou na Europa, que ainda estão saindo da recessão econômica.

Os investimentos estrangeiros diretos no Brasil triplicaram no primeiro trimestre deste ano, atingindo US$ 17,473 bilhões, comparado com os US$ 5,512 bilhões do mesmo período de 2010. Ao todo, 85 pessoas se reuniram na segunda edição desta conferência, onde foi afirmado que continuarão realizando este tipo de evento para atrair investidores nos próximos anos, embora ainda não tenha intenção de expandir esta iniciativa a outros países.

(Fonte: Orbe Investimentos)

25 de maio de 2011

A Nova Fronteira na Era Digital






A computação nas nuvens, em inglês chamada de “cloud computing”, é uma tendência na internet do futuro. Acredita-se que daqui algum tempo ninguém mais precisará instalar nenhum software em seu computador para desempenhar qualquer tipo de tarefa, desde edição de imagens e vídeos até a utilização de programas de escritório (Office), pois tudo isso será acessível através da internet.

Empresas como Google, IBM e Microsoft foram as primeiras a iniciar uma grande ofensiva nessa "nuvem de informação" (information cloud), que especialistas consideram uma "nova fronteira da era digital". Aos poucos, essa tecnologia vai deixando de ser utilizada apenas em laboratórios para ingressar nas empresas e, em breve, em computadores domésticos.

Tipologia de Nuvem

Atualmente, a Cloud Computing é dividida em cinco tipos:

IaaS - Infrastructure as a Service: quando se utiliza uma porcentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adéqüe à sua necessidade.
PaaS - Plataform as a Service: utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (p.ex.: Windows Azure).
DaaS - Development as a Service: as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup.
SaaS - Software as a Service: uso de um software em regime de utilização web (p.ex.: Google Docs, Microsoft Sharepoint Online).
CaaS - Communication as a Service: uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante.

Modelo de Implantação da Nuvem

Na hora de implementar a computação na nuvem, dependemos das necessidades das aplicações que serão implementadas. A restrição ou abertura de acesso depende do processo de negócios, do tipo de informação e do nível de visão desejado. Percebemos que certas organizações não desejam que todos os usuários possam acessar e utilizar determinados recursos no seu ambiente de computação em nuvem. Existem 4 divisões da nuvem: Privado, Público, Comunidade e Híbrido.Estas informações estão disponíveis no link  no final do post.

Vantagens da Nuvem

A maior vantagem da computação em nuvem é a possibilidade de utilizar softwares sem que estes estejam instalados no computador.

De uma maneira geral, serviço de plataforma é uma evolução da terceirização na área de TI. A maioria das empresas não tem como atividade principal a gestão de TI, de forma que se mostra coerente à contratação de uma plataforma externa robusta para apoiar processos como gestão empresarial, pagamentos e recebimentos, banco de dados, desenvolvimento de produtos, apoio aos serviços (BI, processamento de dados) e etc. Nesse caso, TI passa a ser efetivamente uma ferramenta de suporte ao negócio, ou seja, o foco do cliente é a informação e não a forma como ela é mantida e processada.

Mesmo para as organizações de TI, há vantagens. “As organizações de TI gastam hoje 80% de seu tempo com a manutenção de sistemas, e não é seu objetivo de negócio manter dados e aplicativos em operação. É dinheiro jogado fora, o que é inaceitável nos dias de hoje”, defende Clifton Ashley, diretor do Google para a América Latina.
(Fonte: HSM Management, Computer World, fabriciorhs.wordpress.com¹)

23 de maio de 2011

Portobello é marca destaque do século XXI





Uma pesquisa realizada com personalidades do mundo dos negócios, do marketing e da comunicação, aponta a Portobello, como líder no segmento de revestimentos cerâmicos na América do Sul, e como uma das empresas catarinenses que se destacarão nesta segunda década do século XXI. O levantamento foi realizado pela Editora Empreendedor, que promoveu uma homenagem às 21 companhias selecionadas, no dia 19 de maio, na Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC, em Florianópolis.

            O gerente de Marketing da Portobello Edson Moritz, afirma que a conquista representa os constantes investimentos da empresa para se manter forte na mente dos consumidores, e este é um reconhecimento que demonstra a confiança do público, quando o assunto é qualidade, design e inovação em revestimentos cerâmicos.

Para definir as empresas, a Editora Empreendedor contou com a opinião de 21 profissionais consagrados de Santa Catarina, como administradores, empresários, jornalistas e publicitários. A pesquisa também circula na edição especial “Revista Empreendedor Marcas do Século 21”.

A Portobello

É uma empresa de capital aberto integrante do Novo Mercado da Bovespa, e hoje é líder no segmento de revestimentos cerâmicos na América Latina, com faturamento anual superior a R$ 500 milhões.

Sua produção de 23,5 milhões de metros quadrados atende países dos cinco continentes e também o mercado interno, por meio de revendas multimarcas e da Portobello Shop.

São 10 fábricas nas quais trabalham mais de dois mil colaboradores, responsáveis pelo design e inovação de itens que lançaram tendência na arquitetura e decoração no Brasil. Sediada em Tijucas, Santa Catarina, a empresa relata seus avanços em responsabilidade socioambiental desde 1997.

 O Perfil de Sustentabilidade da empresa e outras informações corporativas podem ser obtidos no site da Portobello e no blog corporativo da Portobello.

A Neoway

Esta conquista da Portobello demonstra que nossos constantes investimentos para manter nossos clientes satisfeitos zelando pela qualidade, e integridade se mantêm forte na mente de nossos colaboradores. Este reconhecimento representa o nível de confiança dos clientes ao adquirir os produtos e serviços da Neoway.

(Fonte: Portobello e Portal da Propaganda)

18 de maio de 2011

Como gerenciar um grande volume de dados



Atualmente, os executivos recebem uma enxurrada de dados vindos através de e-mails, relatórios, comunicados, informações oriundas de redes sociais e da internet.  Segundo uma pesquisa encomendada pela Avanade - empresa provedora de serviços de TI - 54% dos executivos afirmam estar sobrecarregados pela quantidade de dados que suas empresas gerenciam.

Ainda, segundo a pesquisa, 46% dos executivos relataram que gastaram tempo com dados irrelevantes em momentos cruciais e informaram ter tomado alguma decisão equivocada devido a dados imprecisos ou desatualizados. A perspectiva para os próximos anos não é diferente. Estima-se que o volume de dados nas empresas deve crescer 650% em cinco anos, adentrando na época dos zettabytes (1 trilhão de gigabytes).

Para algumas empresas, é aconselhável destinar mais atenção no armazenamento de informações relativas ao relacionamento com clientes e vendas. Para o executivo, estes dados são críticos para a tomada de decisões estratégicas. É a partir destes dados que as empresas encontram oportunidades de ampliar a receita e podem encontrar erros de estratégia. Para isso é necessário que a empresa alinhe seus processos, invista em equipamentos e software e tenha profissionais mais ágeis e eficientes na extração de dados.

Algumas dicas para melhorar a administração dos dados:

  • Prepare a empresa para receber os dados. Utilize um software específico para a análise de dados.
  • Estabeleça uma ordem de importância ao fazer o armazenamento de dados. Os profissionais com habilidade de separar o que interessa do que não é tão relevante terão o papel fundamental nessa tarefa.
  • Distribua as informações de forma automática e inteligente.
  • Dados em mãos, chega a hora de aplicá-los em sua empresa. Para isso, integre pessoas, processos e tecnologias. Pense em ter uma equipe ou um representante do time que seja o gestor do conhecimento. Esse profissional será o catalisador para que outros funcionários utilizem mais as informações de diferentes lugares e possa extrair da melhor forma os dados para criar outros projetos, oportunidades de negócios e também auxiliar na tomada de decisões importantes.

Seguindo estas dicas os executivos poderão ter acesso a mais fontes de dados com qualidade fazendo-os com que executem melhor suas tarefas.
(Referências Avanade.com)

16 de maio de 2011

XXV Campeonato Estadual ABGS PR/SC



Nos dias 20 á 21 de maio, Florianópolis recebe o campeonato estadual ABGS do Paraná e Santa Catarina de Golf. O evento que está sendo realizado pela Ponto Eventos Especiais em parceria com o Costão Golf Club, contará com atletas profissionais do Brasil inteiro e promete impressionar.

O campeonato será realizado nas dependências do Costão Golf Club empreendimentos que faz parte do hotel Costão do Santinho Resort & SPA, considerado o melhor resort de praia do Brasil pela sexta vez consecutiva segundo a revista Viagem.

A Neoway com o objetivo de apoiar o esporte faz parte deste evento e gostaria de convidar todos para virem presenciar o evento mais charmoso da cidade. Como atrativo, os funcionários Neoway poderão participar da clinica de Golf , aprendendo um pouco mais sobre este esporte tão desafiador.

Modalidade: Stroke Play – 36 buracos
*As inscrições estão limitadas a 72 atletas.

Sistemas de Saídas: Shot Gun as 07h30min e 12 horas.

Inicio do Campeonato: Dia 19/05 às 17h30min

Programação
1º Dia – Quinta Feira
2º Dia – Sexta Feira
3 º Dia - Sábado
Registro dos participantes
Café da manha no costão Golf Club – Aberto a partir das 6 horas
Café da manha no costão Golf Club – Aberto a partir das 6 horas
Entrega do kit
Primeiro dia de jogo - 18 buracos
Segundo dia de jogo – 18 buracos
Sorteio da tabela

Clinica de golfe para patrocinadores e convidados
Dia livre para treino

Jantar oficial do evento e cerimônia de premiação – Aberta a partir das 20 horas
Coquetel de boas-vindas


Clinica de golfe para as crianças do instituto lagoa Social





Para maiores informações do evento entre em http://audigolfesenior.com.br.

11 de maio de 2011

Banda Larga cresce mais 8000% em 10 anos



O número de domicílios brasileiros com acesso à internet banda larga cresceu mais de 80 vezes, ou seja, um aumento de 8.700% nos últimos dez anos, passando de 20 mil, no início da última década, para 17,4 milhões, no fim de 2010, segundo levantamentos da Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações). A associação diz que, com base em dados preliminares do Censo 2010, 58 milhões de pessoas no país já possuem banda larga em casa. 

        O crescimento da banda larga foi melhor se comparado com a evolução de outros serviços de infraestrutura. O número de novos lares que passaram a ter banda larga na última década supera também o total de domicílios que tiveram acesso à coleta de lixo (14,7 milhões) à energia elétrica (14,2 milhões) e ao abastecimento de água (12,6 milhões). 

         De acordo com dados do Censo 2011 do IBGE, ao longo dos últimos dez anos houve uma evolução de 28% no total de domicílios brasileiros, que passaram de 44,8 milhões em 2000 para 57,3 milhões em 2010. No mesmo período, a população aumentou em 12,3%, passando de 169,6 milhões de pessoas para quase 190,8 milhões.
         
         Isto mostra que cada vez mais a população brasileira esta se conectando ao mundo online, deixando para trás a era da desinformação.
(Fonte: Terra, IBGE).

5 de maio de 2011

SBQS 2011




Nos dias 06 a 10 de junho em Curitiba irá ocorrer o Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) que é um evento anual da Comissão Especial de Engenharia de Software da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do Comitê do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP-SW).

Este evento tem por objetivo reunir pesquisadores, profissionais, e interessados em questões relativas à qualidade de software. O Simpósio também favorece o intercâmbio de informações entre pesquisadores nacionais e estrangeiros de renome, e entre indústria e usuários, sobre o estado atual e tendências, em termos de métodos, técnicas, ferramentas de software e experiências práticas da área de Qualidade de Software.

O III Workshop de Gerenciamento de Projetos de Software ocorrerá no escopo das atividades do IX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2010) e será, a exemplo dos anos anteriores, um fórum dedicado à apresentação dos resultados obtidos com a aplicação do Gerenciamento de Projetos no contexto de Tecnologia da Informação. O objetivo deste workshop é compartilhar conhecimento de técnicas, ferramentas, métodos e relatos de experiências de Gerenciamento de Projetos no segmento de Tecnologia da Informação, mostrando os resultados obtidos e as lições aprendidas. Pretende-se ainda estimular a integração e a cooperação de pesquisadores nesta área, com empresas e entidades que apóiam, oferecem serviços, ferramentas ou utilizam conceitos de Gerenciamento de Projetos nas suas organizações.

Tópicos de Interesse

Os temas de interesse do WGPS 2010 incluem relatos de experiências que revelem exemplos da aplicação de boas práticas de Gerenciamento de Projetos na área de Tecnologia da Informação, mais especificamente em software, sem, no entanto, se limitar a eles:

- Casos de Projetos bem sucedidos
- Lições Aprendidas em Projetos mal sucedidos
- Gerenciamento Ágil de Projetos
- Ferramentas de Gerenciamento de Projeto
- Análise de Viabilidade de Projetos
- Gerenciamento de Projetos no Contexto do CMMI e MPS-BR
- Garantia da Qualidade em Software
- Gerenciamento de Desenvolvimento de Produtos em Software
- Métricas de Software
- Gerenciamento de Riscos
- Comunicação em Projetos
- Corrente Crítica - Gestão de Mudanças em Projetos de Software
- Gerência de Portfólio de Projetos

Programação do Evento

Segunda 06/06/11:
EQPS: Encontro de Qualidade e Produtividade em Software (MCT)
WTDQS: Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software
WOSES: Workshop Olhar Sociotécnico Sobre a Engenharia de Software
MPS-C1: Introdução ao MPS. BR (SOFTEX)
MC1: Análise Causal e Defeitos de Software
MC2: Linhas de Processo de Software: Conceitos, Técnicas e ferramentas.

Terça 07/06/11:
ST1
MC3: Engenharia de Requisitos Orientada a Metas
CTDQS: Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software
Keynote
ST2
MPS-C1: Introdução ao MPS. BR (SOFTEX)

Quarta 08/06/11:
ST3
MC4: Experimentação em Engenharia de Software: Fundamentos e Conceitos
MPS-C4: Melhoria de Processos de Aquisição de Software (SOFTEX)
ST4
Keynote

Quinta 09/06/11:
ST5
MC5: Ontologias: Teoria e Aplicações em Qualidade de Software
MPS-C4: Melhoria de Processos de Aquisição de Software (SOFTEX)
MC7: Avaliação de Linhas de Produto de Software Baseada em Arquitetura e Métricas
ST6

Sexta 10/06/11:
MC6: Pesquisa em Qualidade de Software: Da Concepção ao Relato
ST7
WGPS: Workshop de Gerenciamento de Projetos em Software
WDRA: Workshop de Desenvolvimento Rápido de Aplicações
WMSWM: Workshop de Manutenção de Software Moderna
ST8
MC8: Pesquisas em Metodologias Ágeis para o Desenvolvimento de Software

Para ver o cronograma completo do evento basta entrar neste link:






4 de maio de 2011

O que é Governança Corporativa?



Cada vez mais presente na pauta das empresas, sejam elas médias ou grandes, a Governança Corporativa abrange uma diversidade de assuntos que vão além da gestão diária dos negócios. Por definição, o termo se refere ao conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regem a maneira como uma empresa é administrada.

Devido a esta complexidade, a governança corporativa incorpora inclusive questões relacionadas à gestão de riscos e a obediência, ou seja, à garantia de que haja a união dos processos de uma empresa a normas e procedimentos, sejam eles internos ou externos.

Muitas empresas estão sujeitas a alguma forma mais intensa de regulação. Como exemplos, temos companhias de telecomunicações, instituições financeiras e produtoras ou distribuidoras de energia.  Empresas com ações no mercado têm demandas adicionais de regulamentações a serem seguidas.

A prática mostra que controles efetivos ajudam a prevenir perdas, reduzir os riscos e também colaborar com a redução de esforços operacionais desnecessários.  Tudo isso se traduz em economia de recursos financeiros, além de sinalizar mais segurança para o mercado e também para seus negócios, ou seja, sustentabilidade.



Desta forma, é fundamental para uma empresa que visa atingir essa sustentabilidade a adoção de ferramentas que apóiem a implantação de práticas de GRC (governança, riscos e compliance), normalmente pelas áreas de auditoria, gestão de riscos, controles internos.  No momento da implantação destas práticas, ferramentas deste tipo direcionam os esforços, pois são eficazes, eficientes e impõem a utilização de uma metodologia.

Com isto, a energia gasta na identificação de processos chaves, controles, evidências de testes de controle, entre outros, é armazenada de forma sistêmica e acessível, podendo ser reutilizada sempre que necessário ou planejado. Assim sendo, mesmo no caso de contratempos como mudanças de equipe, de processos ou de gestores, o conhecimento já estará adquirido e os controles, implantados. Ferramentas desta natureza têm valor significativo para que levem Governança Corporativa a sério.